Você já viu a lista dos “World’s Happiest Workplaces 2025" ?

Maryana com Y - Avatar

Maryana com Y 🏳️‍🌈
Especialista em Bom humor e Felicidade | Linkedin Creator | TEDx Speaker | Palestrante e treinadora | Coautora do Best Seller "SOFT SKILLS"e “BALANCED SKILLS”

Os locais de trabalho mais felizes do mundo e o que eles realmente fazem para cultivar esse clima.

A lista dos “World’s Happiest Workplaces 2025”, foi divulgada pela plataforma Work, nele, 52 mil empresas de todo o mundo com mais de 100 mil participantes, se destacaram por culturas que priorizam bem-estar e engajamento.

Para entrar, as organizações precisam alcançar nota 70 ou mais na avaliação anônima dos funcionários, chamada Happy at Work Test, que considera 6 pilares: bem-estar, satisfação no trabalho, reconhecimento, compartilhamento de informação, empoderamento e orgulho.

🌍 Conheça a lista completa :

•       Bunnings – Austrália (Varejo)https://www.bunnings.com.au

•       Kerry – EUA (Manufatura/Alimentação)https://www.kerrygroup.com

•       TUI UK – Reino Unido (Viagens e Lazer)https://www.tui.co.uk

•       Commonwealth Bank (CommBank) – Austrália (Serviços Financeiros)https://www.commbank.com.au

•       Department of Higher Education – África do Sul (Educação Superior)https://www.dhet.gov.za

•       Walmart – EUA (Varejo)https://www.walmart.com

•       First National Bank (FNB) – África do Sul (Serviços Financeiros)https://www.fnb.co.za

•       KFC – Emirados Árabes Unidos (Alimentação)https://uae.kfc.me

•       Samsung – Coreia do Sul (Tecnologia)https://www.samsung.com

•       Queensland Government – Austrália (Setor Público)https://www.qld.gov.au

•       Capitec Bank – África do Sul (Serviços Financeiros)https://www.capitecbank.co.za

•       ServiceNow – Reino Unido (Tecnologia)https://www.servicenow.com/uk

•       Emirates Airline – Emirados Árabes Unidos (Aviação/Viagens)https://www.emirates.com

•       Adidas Alemanha – Alemanha (Vestuário e Esportes)https://www.adidas.de

•       Lidl Italy – Itália (Varejo)https://www.lidl.it

•       Pinnacle Homes – Filipinas (Construção Civil/Imóveis)https://www.pinnaclehomes.ph

•       Pingo Doce – Portugal (Varejo/Alimentação)https://www.pingodoce.pt

•       Shoprite – África do Sul (Varejo)https://www.shoprite.co.za

•       Department of Education – Filipinas (Educação)https://www.deped.gov.ph

•       Etisalat – Emirados Árabes Unidos (Telecomunicações)https://www.etisalat.ae

•       Ferguson UK – Reino Unido (Distribuição/Construção)https://www.fergusonplc.com

•       Air New Zealand – Nova Zelândia (Aviação)https://www.airnewzealand.co.nz

•       Luzerner Kantonalbank – Suíça (Serviços Financeiros)https://www.lukb.ch

E o que elas fizeram?

 
E o que elas fizeram

Criou o programa “Live Life Well”, com Lifestyle Spending Accounts (LSAs): uma carteira flexível de benefícios que cobre saúde física, emocional, social e financeira. Fonte: https://www.espresa.com/wp-content/uploads/Samsung-x-Espresa-Case-Study.pdf

Oferece assistência psicológica (EAP), telemedicina, suporte às famílias e descontos de até 30% em produtos da marca. Fonte: https://www.samsung.com/us/careers/benefits

Oferece planos de saúde abrangentes e licença maternidade reforçada. Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Emirates_(airline)

Criou o programa “Sehaty”, com foco em saúde física e mental.Fonte: https://www.emirates.com/media-centre/challenge-on-over-51000-emirates-group-employees-have-accepted-the-dubai-fitness-challenge-since-2017-as-workforce-gears-up-for-2024-edition

Está se tornando a primeira companhia aérea certificada para autismo, com 30 mil funcionários recebendo treinamento.Fonte: https://www.news.com.au/travel/travel-advice/flights/emirates-announces-world-first-move/news-story/44ff807ba34522a2a22fa5b487764a05Lidl

 

Por muito tempo, falar de felicidade no trabalho soava como frescura. Mas hoje, grandes empresas estão mostrando que bem-estar é tão estratégico quanto inovação ou lucro. Afinal, ninguém entrega resultado de excelência com a energia drenada. E não é à toa que pesquisas da Universidade de Oxford, em parceria com a Indeed, mostraram que companhias com altos índices de bem-estar superam consistentemente o desempenho de índices como o S&P 500. Ou seja, cuidar de gente não é custo: é investimento que volta em forma de produtividade e retenção.

O que podemos aprender com os gigantes como Samsung e Emirates não estão sozinhas nessa onda. Todas as empresas que entraram no ranking entenderam uma coisa simples: pessoas felizes permanecem, inovam e se engajam mais. E isso não vem de mesas de sinuca ou slogans motivacionais, mas de ações práticas: apoio psicológico, programas de saúde reais, benefícios flexíveis e reconhecimento financeiro justo. Esse é o segredo para transformar cultura em prática, e prática em experiência positiva para quem vive a empresa todos os dias.

Felicidade

E você, onde entra nessa história? A lista global é inspiradora, mas também é um convite para reflexão. Se felicidade no trabalho está cada vez mais no radar das grandes organizações, como você, seja líder, gestor ou colaborador … pode ser parte dessa transformação?

Talvez não dê para criar um programa de 22 semanas de bônus como a Emirates, mas dá para começar cultivando pertencimento, reconhecendo o esforço do seu time e criando pequenos rituais de leveza no dia a dia.

Porque, no fundo, o local de trabalho mais feliz do mundo pode começar na sua própria equipe. O que cada uma realmente faz e não só por pufes coloridos ou frases motivacionais na parede, é investir pesado em saúde, bem-estar, reconhecimento financeiro e propósito.

E a provocação que fica é: o que a sua empresa poderia trazer de real e consistente para que felicidade no trabalho deixasse de ser burbinho e virasse prática diária?

Com humor

Mary

Posts relacionados

Não existe inveja no seu fracasso

Não existe inveja no seu fracasso

Na sociedade do cansaço, intensamente conectado é comum nos depararmos com a sensação de vazio no peito. Essa experiência, muitas vezes interpretada como um sentimento de desmotivação ou falta de propósito, pode ser explicada através da neurociência, pois os neurotransmissores como a serotonina e a dopamina são responsáveis por regular o humor, com os níveis baixos desses químicos podem levar a sentimentos de tristeza e vazio.

Leia mais »
evento-de-rh

O que acontece quando o maior evento de RH do Brasil encontra a maior empresa de tecnologia do país?

Na sociedade do cansaço, intensamente conectado é comum nos depararmos com a sensação de vazio no peito. Essa experiência, muitas vezes interpretada como um sentimento de desmotivação ou falta de propósito, pode ser explicada através da neurociência, pois os neurotransmissores como a serotonina e a dopamina são responsáveis por regular o humor, com os níveis baixos desses químicos podem levar a sentimentos de tristeza e vazio.

Leia mais »