Como evitar o "mental health washing" e apoiar a nova lei de saúde mental

Maryana com Y 🏳️🌈
Especialista em Bom humor e Felicidade | Linkedin Creator | TEDx Speaker | Palestrante e treinadora | Coautora do Best Seller "SOFT SKILLS"e “BALANCED SKILLS”
Bora lá RH, não vamos passar vergonha nesse janeiro branco, vamos de fato fazer a diferença em levar consciência de saúde mental para nosso time. O termo “mental health washing” vem do conceito “greenwashing”,usado para definir empresas que se projetam como sustentáveis mas que não possuem, de fato, práticas alinhadas a esse discurso.
Então não faremos o mesmo com a saúde mental, desde a Lei nº 14.831/2024 também conhecida como “nova lei de saúde mental”, sancionada em 27 de março de 2024, a lei institui o Certificado de Empresa Promotora da Saúde Mental e detalha as ações necessárias para a obtenção da certificação, que será concedida pelo Governo Federal, precisamos estar mais atentos as práticas no dia a dia.
Um estudo recente da American Psychological Association descobriu que apenas 12% dos empregadores têm pessoas no local que receberam treinamento em saúde mental, ou seja, ainda há muito trabalho a ser desenvolvido. A seguir algumas estratégias para evitar a “mental health washing”:
Veja algumas estratégias para evitar a “lavagem da saúde mental”:
- Educação Contínua : Endomarketing com programas de capacitação para colaboradores, enfatizando a importância da saúde mental. Cursos e workshops podem ajudar a criar um ambiente de trabalho mais acolhedor e informativo.
- Feedback e Diálogo : Crie canais abertos para denúncias e capacite a liderança para ser ouvinte e não julgadora.
- Transparência : Compartilhe relatórios e resultados sobre como as iniciativas de saúde mental têm impacto na vida e no dia dia da organização.
- Parcerias Estratégicas: Colabore com especialistas e organizações dedicadas à saúde mental. Isso não só traz melhorias, mas também enriquece as ações iniciadas.
Além dessas práticas, este ano lanço a minha metodologia HAPPY THINKING®, para aplicar felicidade na prática, para enriquecer a caixa de ferramenta do colaborador para quando ele se sentir: sobrecarregado, desmotivado, estressado, decepcionado, sem energia, preocupado ou estagnado, para cada sentimento abordo uma prática com base em livros e estudos sobre a felicidade no trabalho.Para você conhecer um pouco mais , segue as etapas e as fontes práticas abordadas no HAPPY THINKING®:
Direitos autorais reservados do HAPPY THINKING® por Maryana com Y
Juntos, podemos garantir que uma conversa sobre saúde mental passe de mero discurso para ação eficaz, promovendo um ambiente mais saudável e solidário. Vamos trabalhar para
Se você deseja saber mais sobre como sua empresa pode apoiar este movimento, entre em contato para agendar uma palestra comigo no (11) 95666-7838 pois estamos com uma campanha especial.
Vamos conversar,
com Humor,
Mary
#maryanacomy #felicidadecorporativa #rh #humor #humorlab #palestra #janeirobranco