Fui lá no futuro e voltei com novidades: tudo que vivi no Universo Totvs 2025

Maryana com Y 🏳️🌈
Especialista em Bom humor e Felicidade | Linkedin Creator | TEDx Speaker | Palestrante e treinadora | Coautora do Best Seller "SOFT SKILLS"e “BALANCED SKILLS”
Na última semana, tive a honra de participar como influenciadora de RH a convite do grande Filipe Carrijo no #UniversoTOTVS2025 TOTVS, um dos maiores eventos de tecnologia e gestão empresarial da América Latina.

Foram mais de 20 mil participantes online e presenciais, mais de 300 sessões cobrindo temas como liderança, IA, gestão, finanças, ESG e tecnologia.Plenárias internacionais abordando IA : . Sharon Gai 🦾 (ex-Alibaba) e Neil Redding lideraram debates sobre IA nos negócios, explorando automação e agentes de IA como o futuro competitivo.
Uma grata surpresa foi a participação do Sorocaba , da dupla Fernando e Sorocaba, Ele encerrou o primeiro dia do evento com um show exclusivo, mas sua presença foi além da música: Sorocaba também participou como empreendedor e investidor, destacando a importância da tecnologia no agronegócio e como a TOTVS tem apoiado a digitalização do campo, área em que ele atua diretamente.
Toda essa força reunida para discutir tecnologia e o futuro dos negócios maaaaaaas a parte especial do meu coraçãozinho foi o espaço dedicado ao Mundo Pessoas, com mais de 30 palestras e 60 especialistas.
Além de todo conteúdo tive experiências riquíssimas, a primeira sendo entrevistada pelo incrível Igor Lopesno qual conduziu uma entrevista muito leve que pude compartilhar a importância da saúde mental, quebrar as barreiras do bom humor no corporativo, noa qual friso que comédia faz rir e humor faz bem, direcionando colaboradores para se sentirem bem e não para serem piadistas ( em breve compartilho o episódio aqui com vocês)

E um momento potente com muita troca, foi ter entrevistado Joao Marcelo Furlan 🚀 e Andréa Greco sobre O RH do agora,
Joao Marcelo Furlan 🚀 reforçou que o papel do RH hoje é direcionar decisões de negócio, não apenas executar políticas. Para ele, o RH precisa ter clareza sobre onde a empresa quer chegar e desenhar a jornada de pessoas que sustente isso com dados, processos e intencionalidade pois “RH que não é estratégico está fora do jogo”
Andréa Greco completou com maestria: “RH não é só sobre gestão, é sobre gente.” Ela trouxe um ponto essencial: ser estratégico não pode significar ser frio. O RH precisa continuar sendo o guardião da escuta, do cuidado e da cultura. E ser humano é o que, no fim das contas, gera os resultados que tanto se espera.
Esse equilíbrio entre cabeça de negócio e coração de gente é o centro do que chamo vivência real da felicidade no trabalho. Empresas que unem estratégia com sensibilidade constroem ambientes felizes e ambientes felizes geram resultados sustentáveis.
O futuro do RH não é binário. É inteiro.

Além do meu próprio umbigo ( minhas participações kkkkk ) o Universo TOTVS 2025 recebeu +20 mil participantes, No Mundo Pessoas, foram +60 palestrantes e destaque absoluto para temas como ESG, segurança emocional, diversidade, neurociência e cultura digital. Segundo o estudo “Panorama das Carreiras 2030“, da TOTVS em parceria com a H2R Insights & Trends, researchers descobriram que 33% dos profissionais priorizam propósito ao escolher uma empresa, acima de salário ou cargo.
E como alguém que fala de felicidade com seriedade saí de lá com a certeza de que estamos, finalmente, amadurecendo o olhar sobre o bem-estar no trabalho. Não como mimo, mas como estratégia de alto impacto. Se liga nos 3 insights dos temas que rolaram por lá e como eles se conectam à prática de multiplicar felicidade genuína nas organizações:
1) “Felicidade não é o que você sempre pensou”, Dani Plesnik (ela/dela) trouxe evidências de que forçar emoções positivas pode gerar o efeito oposto: ansiedade, insegurança e desconexão. E estou super de acordo pois a felicidade no trabalho precisa ser natural, autêntica e permitir espaço para emoções humanas reais ( tanto as prazerosas quanto as desprazerosas) porque felicidade não se impõe, se cultiva.
2. “Liderança do futuro é pra você?”, do querido Marcelo Gripa provocou reflexões potentes sobre como a liderança que mais impacta é aquela que equilibra tecnologia e escuta humana. Um líder adaptativo é aquele que entende que produtividade começa no emocional. Também estou com ele, pois quando os líderes são formados para desenvolver a própria consciência emocional, eles multiplicam segurança psicológica e confiança, pré-requisitos para ambientes felizes e colaborativos.
3. “Do blá-blá-blá à prática”, da Vanessa Pacheco Amaral trouxe a ideia de que aprender fazendo, em ciclos curtos e reais, é o que gera engajamento genuíno. O RH que cria experiências de desenvolvimento se torna mais do que operacional: se torna desejável. E Vanessa arrasou nessa fala pois pessoas felizes no trabalho sentem que estão evoluindo.
Conclusão? A felicidade no trabalho não é e nunca será sobre tapinhas nas costas e slogans bonitos. Ela nasce de ambientes com clareza, segurança, espaço para crescer e relações humanas verdadeiras.
E foi exatamente isso que o Universo TOTVS 2025 me mostrou: o RH do futuro é humano, estratégico e consciente. E quem souber multiplicar felicidade genuína dentro das empresas vai liderar essa transformação.
bora fazer a diferença?
com humor,
Mary
#UniversoTOTVS2025 #MundoPessoas #RHDoFuturo #FelicidadeNoTrabalho #HappyThinking #MaryanaComY #LiderançaHumanizada #CulturaOrganizacional #TOTVS