Pare de almoçar na sua mesa e seja mais feliz
Maryana com Y 🏳️🌈
Especialista em Bom humor e Felicidade | Linkedin Creator | TEDx Speaker | Palestrante e treinadora | Coautora do Best Seller "SOFT SKILLS"e “BALANCED SKILLS”
Você já reparou como, em muitos escritórios, a hora do almoço virou uma continuação da manhã? Gente respondendo e-mail com o garfo na mão, mastigando entre planilhas, ou fingindo “fazer uma pausa” enquanto continua grudada no monitor.
A Inc. publicou recentemente um estudo que me fez pensar: simplesmente levantar da mesa e almoçar fora do posto de trabalho melhora instantaneamente o humor e reduz o estresse. Parece um detalhe, mas na neurociência sabemos que mudar de ambiente altera os estímulos sensoriais, ajuda o cérebro a “resetar” e estimula áreas ligadas à criatividade e à tomada de decisão.
E eu sempre digo nas minhas palestras: a comédia faz rir, mas o bom humor faz bem. E, nesse caso, ele começa com algo tão simples quanto… se levantar para comer, se relacionar, rir das histórias sem graça do colega no final de semana, tudo isso contribuiu para gente ser mais feliz no trabalho e na vida.

1. Pausa física, pausa mental
Quando você permanece na sua mesa de trabalho, durante o almoço, seu corpo pode até estar parado, mas seu cérebro continua no “modo trabalho”. Ao sair, para o refeitório, para um café próximo, para um restaurante, você envia um sinal claro ao sistema nervoso: agora é hora de relaxar e se alimentar. Essa troca de cenário ativa o sistema nervoso parassimpático, responsável por restaurar energia, baixar a frequência cardíaca e melhorar o humor. É como apertar o botão de “refresh” da sua mente.
2. Humor é social
Comer fora da mesa também abre espaço para conexões humanas reais, que a gente não tem feito mais, pois rolamos nossas amizades tela abaixo e tela acima. A gente subestima o poder de conversar sobre a vida, rir de algo bobo e compartilhar histórias fora do contexto de metas e prazos. Pesquisas mostram que interações sociais positivas durante o dia de trabalho aumentam a sensação de pertencimento e reduzem o risco de burnout.
E vamos combinar? O colega com quem você troca uma boa conversa no almoço é o mesmo que, mais tarde, vai te apoiar num projeto mais chato e complexo.
3. Liderança que convida
Se você lidera um time, transformar o “almoço fora da mesa” em hábito cultural é um ato de gestão emocional.Convidar sua equipe para sair, propor um “almoço coletivo” ou simplesmente incentivar que as pessoas deixem seus postos na hora da refeição cria um ambiente mais saudável e colaborativo.
Liderar não é apenas dar direção, é criar o clima que se constrói nesses pequenos intervalos no qual ninguém está medindo performance, mas todo mundo está construindo confiança.
“Comer fora da mesa é uma forma silenciosa de dizer: minha saúde mental importa.”
Às vezes, a melhor reunião do dia é aquela que acontece no caminho para o restaurante. Talvez a maior mudança que você possa fazer pelo seu bem-estar no trabalho hoje não esteja em um curso, nem em uma nova ferramenta… esteja na simples decisão de fechar o notebook, levantar e almoçar em outro lugar.
No fim das contas, não é só sobre o que você come, não vim falar de nutrição kkkkkk Na verdade, é sobre como você se alimenta de pausas, de gente e de respiros no meio da correria.
E aí, amanhã, onde vai ser seu almoço?
Com humor,
Maryana com Y


